COMO FAZER UMA CARTA CONVITE.

08-03-2019 15:48

Uma dúvida muito comum na hora de viajar para outro país é sobre como fazer uma carta convite.

A carta pode servir como um documento, uma simples declaração que indica que o viajante foi sim convidado para permanecer na casa de um familiar ou amigo que reside no país de destino por um determinado período de tempo. Isso serve quando não se tem uma reserva em hostel ou hotel e é necessário comprovar onde irá ficar durante a estadia no país.

Para que serve uma carta convite

Para quem vai estudar é diferente. Nesse caso, é necessária uma carta de aceitação na universidade, original, carimbada e assinada, com dados que confirmem a estadia no país para frequentar algum curso, além de um comprovante de onde vai morar. Se for na casa de um amigo ou familiar, aí sim este modelo serve.

O modelo de carta convite abaixo pode ser seguido substituindo as informações exemplo pelas que se aplicam ao caso do viajante. Podem ser acrescentadas ainda quaisquer outras informações que forem consideradas relevantes.

 

Para que a carta seja apresentada com assinatura, uma cópia digital (uma fotografia da carta convite impressa) pode ser suficiente. É importante verificar a necessidade de apresentar o documento original, pois em alguns países ela pode ser solicitada. No entanto, na maior parte dos casos, uma cópia basta.

Modelo de carta convite

O modelo abaixo serve como exemplo de como o documento pode ser. Os dados podem variar conforme a necessidade e instituição a que se destina.

 

Eu, nome completo de quem convida, nascido em dd/mm/aaaa, de nacionalidade __________ e portador do bilhete de identidade/visto _________________, na qualidade de residente em país, na Rua __________________________, nº______, cidade ____________, declaro, sob compromisso de honra, que convido nome completo do convidado, Passaporte ______________, brasileiro, a se hospedar em minha casa, no endereço indicado anteriormente, pelo período de data de chegada a data de partida, ou até quando se fizer necessário.

Porto, 16 de agosto de 2018.   

Assinatura do residente:

_____________________________

Assinatura do convidado: 

_____________________________

Voltar