Dúvidas sobre sexo: jovens já podem obter respostas fiáveis no WhatsApp.

01-12-2017 18:52

A educação sexual nas escolas em Portugal é obrigatória, mas ainda há muitas dúvidas entre os jovens sobre a sexualidade. O esclarecimento rápido e anónimo urge e é com este intuito que o Control Talk funciona.

Questões preocupantes que podem colocar em risco a sua saúde, a dos parceiros e o bem-estar são ainda muitas vezes levantadas pelos jovens motivados por vergonha e desconhecimento, o que os afasta das consultas de planeamento.

Através do WhatsApp, é possível dar resposta de forma rápida, segura e sigilosa a inúmeras dúvidas e questões na área da sexualidade. E em cada uma delas, as perguntas variam entre género:

Nos homens: as questões mais comuns referem-se ao desempenho e à performance sexual. O tamanho, aspeto do pénis e a duração do ato sexual são uma prioridade.

Nas mulheres: a falha ou esquecimento na contraceção é o tema mais recorrente. A maior parte das utilizadoras referencia esquecimento da pílula contracetiva e do preservativo, o que são fatores de risco para a saúde do ponto de vista da saúde sexual e reprodutora.

E quais os temas mais recorrentes abordados no ControlTalk?

  1. A duração da relação sexual: No início da nossa vida sexual a excitação e ansiedade podem fazer com que as relações sexuais sejam mais rápidas, mas isso não significa que não sejam gratificantes. Com a experiência e intimidade, o casal vai conhecendo-se melhor e melhorando a sua performance.
  2. Risco de gravidez e os métodos contracetivos: O uso da pílula e do preservativo são a forma mais segura de evitar a gravidez e as infeções sexualmente transmissíveis. O preservativo garante toda a segurança no caso de esquecimento da pílula, por isso a dupla contraceção é a estratégia mais segura para se protegerem.
  3. Prevenção de doenças: A pílula só previne a gravidez, a única forma de nos protegermos das infeções sexualmente transmissíveis é com a utilização do preservativo.
  4. Sexo durante a menstruação: Ter relações sexuais com a menstruação não faz mal à saúde, mas muitas pessoas preferem evitar esses dias por não se sentirem confortáveis.
  5. Risco de gravidez sem penetração: É possível engravidar se houver ejaculação na entrada da vagina.
  6. A colocação do preservativo masculino: O preservativo deve ser colocado logo no início da relação sexual e de qualquer contato genital. O preservativo masculino deverá ser colocado quando houver ereção de forma a ficar justo ao pénis. É preciso ter em conta a data de validade e garantir que não fica ar no reservatório que fica junto da glande.

A maior parte das respostas permitem desmistificar e sensibilizar os utilizadores para práticas seguras, constituindo-se assim este serviço como um apoio único.

As informações e conselhos não substituem uma consulta de sexologia, mas permitem dar respostas rápidas, que de outra forma não arriscariam questionar, servindo como um ponto de partida e de referenciação para outras intervenções.

O ControlTalk está disponível via WhatsApp com o número de telefone 93 405 99 10, através do qual a especialista em sexologia Dra. Vânia Beliz responde a todas as perguntas, de forma confidencial, de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 20h00.

 

artigo do parceiro:

 

Lojasbrasil.net

Voltar