Em três dias Lisboa vai provar 2500 vinhos e a cozinha de 25 chefes de renome.

18-10-2017 18:30

De 10 a 13 de novembro, mais de 300 marcas de vinhos e 25 chefes de cozinha prometem os melhores encontros de sempre. Trata-se da 18ª edição do “Encontro com Vinhos” e “Encontro com Sabores” no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

A edição de 2017 destes dois encontros, com os vinhos e com os sabores, promete mais de 300 marcas presentes nacionais e internacionais, perto de 2500 vinhos em prova, 25 chefes de cozinha, portugueses e estrangeiros, mais de uma vintena de provas comentadas por especialistas. Acresce a realização do “Congresso dos Cozinheiros”, pela reunião de profissionais “Portugal Wine Connection” e pelo destaque conferido em “Mundo Natural”.

Num blend de produtores de maior dimensão e os chamados vinhos de autor, “Encontro com Vinhos” inclui novos lançamentos a opções com largo historial. Em simultâneo à prova livre, ao longo dos quatro dias de evento decorrerá uma intensa programação de provas comentadas conduzidas, na maioria, pelos elementos que constituem o painel de provas da Revista de Vinhos, Alexandre Lalas, António Lopes, Célia Lourenço, Guilherme Corrêa, João Chambel, José João Santos, Manuel Moreira e Rodolfo Tristão.

Entre as mais de 20 provas comentadas, realce para o momento em que serão provadas diferentes colheitas de alguns dos mais famosos vinhos do mundo, Crus Classés de Bordéus (França), que incluem rótulos de sonho como Château Latour 1989, Château Margaux 2004, Château Mouton Rothschild 2011, Château Lafite-Rothschild 2012, Château Haut-Brion 2013 e Château Cheval Blanc 2014.

Em três dias Lisboa vai provar 2500 vinhos e a cozinha de 25 chefes de renome

Duas outras provas comentadas permitirão uma viagem no tempo, por diferentes décadas do século XX, com vinhos do Porto e Madeira. No primeiro caso, vinhos como o Ramos Pinto Colheita 1937, Burmester Colheita 1958, Graham’s Vintage 1960, Taylor’s Vargellas Vintage 1964, Flagman’s Vintage 1965, Niepoort Vintage 1970 e Ferreira Vintage 1980. Da Madeira, vinhos como o Justino’s Malvasia 1933, Blandy’s Boal 1957, Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos, Barbeito Avô Mário 40 Anos, entre outros.

Haverá ainda provas comentadas com vinhos da Bairrada e do Alentejo desde a década de 1960, uma vertical que celebrará os 35 anos dos Alvarinhos Soalheiro, uma degustação de champanhes rosés de grandes “maisons” (Louis Roederer, Pol Roger, Drappier, Pommery, Gosset, B.J. Barbier) e vinhos naturais, portugueses e estrangeiros.

Produtos e cozinheiros

As novidades do “Encontro com Vinhos” e “Encontro com Sabores não ficam por aqui. De 3 a 13 de novembro, a “Lisbon Food & Wine Week” promove uma rota por restaurantes de autor e tascas lisboetas, numa harmonização entre a gastronomia, os petiscos e os vinhos portugueses. Ainda inserida nesta iniciativa realiza-se uma “Residência Culinária”, que reunirá cozinheiros e amantes da enogastronomia em tertúlias e jantares especiais com grandes nomes do vinho.

Em três dias Lisboa vai provar 2500 vinhos e a cozinha de 25 chefes de renome

Sessões de cozinha ao vivo, debates e apresentação de tendências marcam o “XIII Congresso dos Cozinheiros”, este ano inserido no “Encontro com Sabores”, sob o mote “Os Produtos e os Produtores”, 25 chefes portugueses e internacionais, sobem ao palco do Congresso: Alexandre Silva, Ana Leão, Anthony Gonçalves, Arnaldo Azevedo Carlos Fernandes, Catalina Salcedo, Cláudio Cardoso, Diogo Amorim, Diogo Veladas, Henrique Sá Pessoa, Hugo Brito, João Oliveira, João Rodrigues, José Júlio Vintém, Leopoldo Garcia Calhau, Mário Rolando, Marlene Vieira, Michel Van Der Kroft, Nuno Diniz, Paço Morales, Rodrigo Castelo, Rui Martins, Tiago Santos e Vítor Sobral. Os produtores juntam-se a estes e promovem a troca de ideias sobre a cozinha, as raízes, o futuro, os produtos e a sustentabilidade.

E, já que se fala em produtos, “Mundo Natural” apresenta-se como outra das novidades. Durante quatro dias, instala-se no Centro de Congressos de Lisboa uma grande montra dedicada aos produtores artesanais. Pão, azeites, chás, legumes, cervejas artesanais e vinhos naturais são alguns dos produtos nobres em destaque.

Neste momento já decorre a campanha online de venda de ingressos

LOJASBRASIL.NET

 

artigo do parceiro:

Voltar