isto, sim, é uma grande notícia! uma fonte pública que jorra vinho grátis 24 horas por dia gratis.

26-03-2019 11:48

UMA FONTE PÚBLICA COM TORNEIRAS COM VINHO 24 HORAS POR DIA.

Em bom rigor, não é uma fonte – são duas! E aqui bem perto. Em 1991, foi inaugurada em Espanha a fonte em Ayegui, a 2 km de Estella, nos Caminhos de Santiago. A fonte está aberta ao público entre as 8h da manhã e as 20h e tem duas torneiras: uma onde se pode servir de água e outra onde pode servir-se de vinho tinto. Gratuitamente.

A fonte foi construída pelas caves Ira che para abastecer de forma gratuita os peregrinos a caminho de Santiado de Compostela, mas está aberta a qualquer pessoa. A única limitação é que não pode levar um garrafão inteiro para encher. Junto à fonte, tem um recado bem claro: "A beber sem abusar / Convidamos-te com agrado / Para o poderes levar / O vinho há que ser comprado".

E para os mais arrojados, há outro aviso onde se esclarece que o espaço é filmado durante 24 horas por dia para transmitir na Internet a experiência dos visitantes – e, já agora, para acabar com ideias de abusos.

Se isto já era uma boa notícia, então agora prepare-se para a melhor. Em 2016, as caves Dora Sarchese inauguraram uma fonte de vinho aberta ao público 24 horas por dia, sete dias por semana. Sem pausas. E sem interrupções. A fonte de vinho gratuita fica em Caldare de Ortona, na região de Abruzzo, e está dentro de uma barrica de vinho projectada pelo arquitecto Rocco Valentini.

A fonte foi criada para dar de beber aos peregrinos que fazem o caminho de São Tomás de Aquino, mas, tal como a fonte espanhola, está aberta a qualquer pessoa. Por isso, se lhe der aquele incontrolável ataque de sede a meio do dia – ou a meio da noite – já sabe onde se pode ir servir.

Só precisa de entrar para dentro do barril, com cerca de 3 metros de diâmetro, e abrir a torneira. Eu estou seriamente a pensar mudar-me para Abruzzo e passar a abastecer a Família Mistério com esta fonte milagrosa. E começamos logo pela manhã, com umas sopinhas de cavalo cansado para dar energia para o resto do dia.

 

 

Uma óptima fonte para si onde quer que o vinho esteja.

Voltar