Maior estação de carregamento elétrico do mundo será na Alemanha.

21-09-2017 21:38

A maior estação de carregamento de veículos elétricos do Mundo será inaugurada em 2018 na Alemanha.

 

A maior estação de carregamento de veículos elétricos do Mundo será inaugurada em 2018 na Alemanha.

A estação totalmente dedicada ao carregamento de elétricos poderá acomodar até 144 veículos de cada vez - o que significará um tráfego diário de 4 mil veículos.

O projeto está a cargo da Sortimo que deverá investir 60% do custo total estimado em cerca de 15 milhões de euros (os restantes 40% serão financiados pelo governo federal da Alemanha). A estação será instalada nos arredores da cidade de Augsburg, perto de uma das auto-estradas mais movimentadas do país que faz a ligação entre Munique e Estugarda.

A grande vantagem desta estação de carregamento prende-se com o facto de contar com uma grande quantidade de tomadas elétricas, adequadas a todos os padrões e a todos os veículos elétricos atuais.

Entre as tomadas elétricas, existem 24 carregadores ultra rápidos de 350 kW de potência, o que permitirá em apenas 10 minutos recarregar a bateria de carros elétricos compatíveis - atualmente, recorde-se, não existem veículos com esta tipologia no mercado. Os carregadores restantes terão uma potência máxima de 50 kW, uma potência que ainda é rápida em qualquer padrão.

Para que o tempo de espera para o carregamento não seja desperdiçado, pode aceder-se a uma vasta seleção de serviços nas instalações - são esperadas lojas e supermercados.

Em termos de eficiência energética e económica, a estação será um modelo a seguir: por exemplo, o calor gerado pelos pontos de carga será usado para aquecimento no inverno. O edifício será integrado no meio ambiente com telhados paisagísticos e usará eletricidade de fontes solares e eólicas, além de absorver a energia extra gerada pelas cidades vizinhas. Ao apoiar o seu funcionamento no uso de acumuladores, ele poderá fornecer energia a todos os veículos nas horas de pico.

 

Voltar