Todos os benefícios do chá

11-10-2017 20:26
É anticancerígeno, diurético e adelgaçante, mas não só

Não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são variados. Existem várias espécies de chá. Conheça as vantagens de cada um.

Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis). Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.

Chá verde
Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas, um fitonutriente com uma forte ação antioxidante.

Chá preto
É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.

Chá oolong
Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação, designadamente ligeira, moderada ou completa.

Chá branco
Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado e também o mais caro e difícil de encontrar.

6 razões para beber chá

1. É hidratante
Vários estudos descrevam o chá como uma
fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água.

Outros revelam
que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também
pelo seu sabor.

2. É antioxidante
Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonoides (fitonutrientes com forte ação antioxidante).

Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.

3. Tanto pode ser excitante como relaxante
De acordo com Helena Cid, «o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta». A L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.

4. É anti-infecioso
Os taninos (fitonutrientes com ação adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.

5. É anticancerígeno
Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protetor contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, atua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.

6. Protege os dentes
Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces. No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

Que quantidade de chá devemos beber?

É aconselhável beber uma ou duas chávenas de chá por dia, ao pequeno almoço e depois do almoço, cada uma com 2,5 g (uma colher de chá de folhas ou uma saqueta).

Se beber uma quantidade maior, é melhor consultar um médico, sobretudo se estiver a tomar algum medicamento ou se sofrer de alguma doença.

Os componentes do chá podem afectar hipertensos, gestantes e pessoas com problemas de sono.

Chá verde para a silhueta

Um estudo asiático, publicado em junho de 2007 na revista Obesity, revelou que a ingestão diária de catequinas estava associada à redução da gordura abdominal, uma das formas de obesidade mais perigosas e um fator de risco da doença cardíaca e da diabetes.

De acordo com as conclusões da equipa coordenada pelo investigador japonês Tomonori Nagao, o consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o perímetro da cintura.

Será chá ou será infusão?

O chá é a infusão das folhas ou dos botões da planta camellia sinensis. Qualquer outro produto que seja chamado chá, mas não contenha esta planta, é uma infusão (o chamado chá de camomila ou de tília, por exemplo). A infusão é a operação que consiste em conservar uma substância num líquido para lhe extrair os princípios medicamentosos ou alimentícios. Podem-se fazer infusões com outros líquidos que não a água, como é o caso do álcool ou do vinagre.

O famoso chá dos Açores

O único país europeu produtor de chá é Portugal? É produzido nos Açores e chama-se Gorreana. Considerado um chá biológico, resulta de um processo de fabrico que se mantém inalterado, há cerca de 250 anos.

Lojasbrasil.net
Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Helena Cid (nutricionista)

 

artigo do parceiro:

Voltar