UMA VIAGEM PELO RIO JORDÃO, ONDE JESUS CRISTO FOI BATIZADO. ESTE É UM DOS LOCAIS MAIS SAGRADOS DA TERRA SANTA.

21-04-2019 12:11

A vegetação faz-nos sentir próximos dos tempos de Jesus Cristo. O bosque é o "orgulho" do Jordão e leva-nos até ao rio onde Jesus foi batizado, que é por isso o terceiro local mais sagrado da Terra Santa. Atualmente, muitas pessoas dirigem-se até ao rio para serem batizadas. Mergulhe na história de Cristo através desta viagem ao Rio Jordão.

Uma viagem pelo rio Jordão, onde Jesus Cristo foi batizado. Este é um dos locais mais sagrados da Terra Santa

O tempo estava quente e húmido. A transpiração fazia-me sentir inconfortável mas ainda assim estava entusiasmada por estar ali.

O caminho arenoso era ladeado por árvores e arbustos baixos. Recordo-me de ter pensado que não devia ser muito diferente no tempo de Jesus Cristo. Uma coisa porém era de certeza diferente… Pelo canto do olho, à minha esquerda, eu conseguia ver uma grande cerca de arame - eu estava no lado Jordano, do outro lado ficava Israel.

Voltei a focar a minha atenção na vegetação. O bosque que cerca o rio é mencionado nas escrituras como o “orgulho” do Jordão por ser tão frondoso e belo. Agora custa a acreditar, mas no século XIX exploradores chegaram a relatar avistamentos de leões, ursos, tigres, hienas e lontras nesta zona.

VEJA: TV AO VIVO

Continuei a percorrer o trilho e em pouco tempo cheguei ao rio. Que surpresa! O rio - pelo menos naquele local - não era grande como eu imaginara. Na verdade parecia apenas um riacho pequeno, sinuoso e lamacento…

Foi-me explicado mais tarde, que ao longo da sua jornada, entre o Mar da Galileia e o Mar Morto, grandes quantidades de água são retiradas do Rio Jordão por Israel e pela Jordânia e isso enfraquece fortemente o seu caudal.

 

Rio Jordão

No entanto, um pouco mais à frente, encontramos uma plataforma de madeira com uma escadaria que conduz a uma zona onde o caudal do rio é maior e onde até hoje as pessoas dirigem-se para ser baptizados.

Eu resolvi descer até à água. Coloquei lá a minha mão e deixei-a escorrer pelos meus dedos. Senti como se estivesse a tocar na história…

Por ser o local de um dos eventos mais importante da vida de Jesus (o seu batismo), o rio Jordão é considerado pela fé cristã o terceiro local mais sagrado da Terra Santa, logo após a Gruta da Natividade em Belém e Gólgota em Jerusalém. Embora a maioria dos historiadores concorde que o batismo de Jesus é um evento historicamente verificável, nem todos concordam com a sua localização exata.

A igreja mais antiga foi construída sobre palafitas por causa das inundações e está localizada perto do extremo sul do rio Jordão, em frente a Jericó.

A Igreja Ortodoxa Grega, São João Baptista, é mais recente e foi construída ao lado do rio Jordão. Tem uma cúpula dourada e murais em estilo bizantino. É bonita.

O lugar do batismo é uma visita interessante tanto para os crentes como para os que gostam de conhecer lugares que marcaram a história da Humanidade.

Fica situado apenas a uma hora de Amã, capital da Jordânia e talvez a 20 minutos dos resorts do Mar Morto, por isso, é de fácil acesso. Muitas agências turísticas oferecem excursões ao local e é simples marcar o passeio através do hotel em que estamos hospedados.

Voltar